quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Uma Proposta Experimental

A primeira digressão a ser apresentada fará menção à criação desse blog e contribuirá para a delimitação das possibilidades das análises que aqui serão apresentas. Creio que a divulgação dos acontecimentos causadores provavelmente não seriam bons exemplos de altruísmo e, no mais, não me sinto ainda à vontade de fazê-lo. Porém, o efeito desses eventos em mim - face a minha história - me deram algumas idéias e, ao final da cadeia, estabeleceram a construção desse espaço. Gostaria de passar a divulgar algo do que pensei durante o processo.

Estive envolvido em uma procura de como registrar minhas leituras de textos filosóficos, compartilhá-las e, o mais importante, conhecer as leituras que outras pessoas fariam das minhas. Em pensamento, publiquei-as em comunidades, em fóruns de discussão, em grupos, mas já em pensamento não fiquei satisfeito com o possível resultado de nenhuma dessas opções. Lembrei-me de blogs de amigos que visitei recentemente e então disse a mim mesmo: "- É isso! Vou criar um blog!" (cabe dizer que esse processo não explica porque estou criando o blog, apenas descreve algumas coisas que aconteceram juntamente com o criar). Bem... claro que não sei se foi a melhor estratégia. Terei que passar pela experiência e os efeitos dela é que serão os maiores mantenedores do digredir. Por isso se trata de uma proposta experimental.

Mencionei que a digressão estará baseada nas minhas leituras de tratados de filosofia. Bem, e será. Além disso, tantarei sempre apontar relações com o behaviorismo radical. Tentarei tratar os temas tal qual um behaviorista os vê. B. F. Skinner costumava traduzir algumas passagens tradicionais em termos de uma análise comportamental, apontava o mentalismo que aparecia em discussões filosóficas e apresentava uma alternativa derivada da análise experimental do comportamento e de outras contribuições científicas. Não sou um filósofo, mas tentarei fazê-lo e, óbvio, haverá opiniões divergentes - tomara. Talvez a melhor conseqüência de publicar minhas leituras será derivada das críticas e comentários feitas por outros leitores. Será a modelagem do meu filosofar.

Neste blog, as discussões serão feitas com a transcrição de textos de autores clássicos (juntamente com a citação das fontes), seguido pela minha leitura, talvez haja citações de textos behavioristas e, por fim, a haverá espaço para comentários de visitantes.

Em suma, estarei aqui para reler textos filosóficos tradicionais em termos de uma análise comportamental. Todos são bem vindos a contribuir. Críticas serão entendidas como contracontrole - e quero estar aberto para que estas regulem meu modo de escrever. Análises complementares em comentários me serão modelos. Reler será auto análise.

Pode isso dar errado?

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, Rodrigo. Belo blog. Boa proposta. Faço votos de sucesso.

Se me permite uma proposição, gostaria de conhecer suas opiniões sobre a nova onda da "programação neuro lingüística", com coisas como "lei da atração", "auto-ajuda" etc.

Comprei, certa vez no aeroporto de Aracaju-SE um livro de um médico brasileiro (Paulo Carrazzo, se não me engano) cujo título era "Autoterapia das Psicoses e Neuroses Emocionais", que (acredite) perdi no desembarque em congonhas e nunca mais consegui encontrar outro exemplar. Se você conhece por favor me indique onde encontrá-lo, pois não acho aqui em São Paulo esta obra. A mim pareceu que o autor tratava do assunto com traços behavioristas e o termo "autoterapia" dá o tom da proposta do livro, isto é, auto-ajuda behaviorista (a não ser que eu tenha entendido tudo errado). Bom, o fato é que perdi o livro depois de ler umas poucas 10 páginas e, portanto, não sei mesmo se estou certo. De qualquer modo, fiquei com aquela incômoda sensação de que perdi um tesouro. Portanto se conhecer e puder comentar eu agradeço.

Ainda não li seus artigos. Depois de fazê-lo, se puder, farei meus comentários.

Saudações.

Sérgio Elyel

Anônimo disse...

Sergio, esse livro é de um sergipano, dificilmente você vai encontrar fora do estado. Mas na livraria Escariz daqui você acha facil (procure no google). Só não sei se eles enviam para outros estados.